Técnicas de Remediação Ambiental

Aprenda a aplicar as estratégias mais eficazes para reabilitar áreas contaminadas

Você vai entender como escolher, planejar e implementar as principais tecnologias de remediação, físicas, químicas e naturais, em áreas impactadas. Do diagnóstico ao processo de formação do solo, este curso oferece uma visão completa do processo de descontaminação ambiental com foco no cenário brasileiro.

Quero me inscrever
Falar com especialista
Aprenda a aplicar as estratégias mais eficazes para reabilitar áreas contaminadas

Duração

10h

Acesso

Disponível por 3 meses

Certificado

Válido em todo o Brasil

Materiais Complementares

Exercícios práticos

Conteúdo

1 - Atenuação natural, passo a passo para remediação de áreas contaminadas

O gerenciamento de uma área contaminada deve conter duas grandes fases de entendimento do problema: A primeira fase é a da identificação da contaminação, composta da avaliação preliminar e investigação confirmatória. A segunda fase é a reabilitação da área que é composta pela investigação detalhada, avaliação de risco, plano de intervenção e remediação.

ATENUAÇÃO NATURAL MONITORADA

Em condições favoráveis, a biodegradação dos contaminantes ocorre sem intervenção humana para reduzir a massa, toxicidade, mobilidade, volume ou concentração desses contaminantes. Para a correta avaliação destes processos, uma combinação de métodos químicos e biológicos é normalmente utilizada. Assim, serão apresentados os princípios da técnica bem
como os parâmetros a serem monitorados para avaliação de sua efetividade.

2 - Remediação Física

As técnicas físicas têm como principal objetivo a redução e/ou remoção e o tratamento da massa dos contaminantes.

Essas técnicas podem ser aplicadas in-situ ou ex-situ, dependendo da particularidade de cada site. Também é possível que sejam aplicadas em conjunto com técnicas biológicas ou químicas.

3 - Remediação Química

INVESTIGAÇÃO AMBIENTAL E REMEDIAÇÃO QUÍMICA

Conceitos e práticas gerais sobre:

1. Investigação (diagnóstico) ambiental

2. Remediação in-situ por processos químicos (inovação e tendência)

  • a. Oxidação química
  • b. Redução química
  • c. Outros tipos de tratamentos químicos
  • d. Efetividade, vantagens e limitações
  • e. Cases de sucesso

4 - Processo de formação de solo

O curso fornece ao aluno uma visão geral dos fenômenos e processos de formação dos solos que o auxiliem na compreensão de suas propriedades físicas, químicas e biológicas, assim como as características morfológicas que são utilizadas para classificar os principais tipos de solos do Brasil, do ponto de vista da engenharia civil, bem como da pedologia e sua correlação nas diferentes etapas do Gerenciamento de Áreas Contaminadas.

HABILIDADES

Internalização do conceito dos conceitos teóricos sobre a formação dos solos, na visão da engenharia civil e da pedologia. Além de sua importância no cenário do Gerenciamento de Áreas Contaminadas.

Sobre o Curso

São 4 dias dedicados a Remediação Ambiental, abordando os processos químicos, físicos e de atenuação natural de áreas contaminadas além da parte de Formação de Solo. A tecnologia de remediação adotada para a descontaminação de uma determinada área deve levar em consideração as características intrínsecas de cada área contaminada – conhecimentdo cenário local, da extensão da contaminação e se as vias de contaminação ainda existem. Definição de quais tecnologias de remediação utilizar para reabilitação da área, até as concentrações das substâncias detectadas atingirem níveis aceitáveis para uso pretendido futuro.

Curso em EAD na plataforma da Sinergya com carga horária de 10 horas que fica disponível por 3 meses e teremos encontros de mentoria online ao vivo em datas agendadas à noite e se você não conseguir fazer, estas aulas são gravadas e você pode assistir depois.

Por fim, o aluno ainda recebe um certificado de participação, emitido conforme as diretrizes do MEC, portanto, aceito em todo o território brasileiro.

Falar com especialista

Facilitadores

Silvia Cremonez

Silvia Cremonez

Doutora em Hidrogeoquímica pela Universidade de São Paulo com mais de 20 anos de experiência no mercado ambiental, especializada no atendimento de todas as fases do Gerenciamento de Áreas Contaminadas e Passivos Ambientais além do conhecimento das Técnicas de Remediação para os mais diversos tipos de contaminantes e atuou como Assistente Técnico do Ministério Público de São Paulo.

Ver perfil completo

Paulo Oliveira

Paulo Oliveira

Bacharel em ciência e tecnologia e engenharia Ambiental e Urbana pela UFABC ( Universidade Federal do ABC), atua a 9 anos no mercado ambiental, com experiência relevante nas seguintes grandes áreas: tratamento de água e efluentes, dragagem ambiental, tratamento de sedimentos contaminados, sistemas de remediação ambiental e gerenciamento de áreas contaminadas. Atualmente é gerente de negócios da Reconditec Sistemas de Remediação, empresa referência em soluções para remediação de solo e água subterrânea.

Ver perfil completo

Juliano Andrade

Juliano Andrade

Diretor executivo na Oxi Ambiental S.A. Executivo de negócios, pesquisador e especialista em soluções para o gerenciamento de áreas contaminadas em projetos de remediação química in-situ de solo e água, além de tratamento in-loco de efluentes com otimização de processo industrial e foco em reuso.

Ver perfil completo

Ero Crozera

Ero Crozera

Pós doutor pela Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Geociências/Departamento de Geografia, com ênfase aos subsídios à classificação dos Antropossolos/2013. Doutor pela Universidade de São Paulo/Instituto de Geociências/Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental, com ênfase em hidrogeologia – gestão ambiental/2002. Engenheiro Agrônomo, graduado pela Faculdade de Agronomia e Zootecnia Manoel C. Gonçalves/1981.

Ver perfil completo

Garanta sua vaga hoje mesmo

Você leva 10 horas de muito conteúdo de valor, além de materiais complementares.

R$ 600,00

em até 10x no cartão de crédito

Pix, boleto ou 2 cartões
Descontos para grupo

Garanta sua vaga agora

Invista no seu conhecimento técnico e se destaque em uma das áreas mais estratégicas da gestão ambiental.