Modelagem de Plumas de Hidrocarbonetos - BIOSCREEN

Modele a dispersão de contaminantes com precisão e segurança usando o BIOSCREEN

Aprenda como aplicar na prática o modelo BIOSCREEN, uma ferramenta poderosa de triagem para simular a remediação natural de hidrocarbonetos dissolvidos em águas subterrâneas. Você vai entender como a pluma de contaminação se comporta, como estimar sua atenuação natural e como usar o Excel para realizar simulações com base no modelo Domenico. Ideal para quem atua com diagnóstico e remediação de áreas contaminadas e quer dominar ferramentas de tomada de decisão técnica.

Quero me inscrever
Falar com especialista
Modele a dispersão de contaminantes com precisão e segurança usando o BIOSCREEN

Duração

5h

Acesso

Disponível por 3 meses

Certificado

Válido em todo o Brasil

Professora

Silvia Cremonez

Sobre o Curso

O gerenciamento de áreas contaminadas é um dos maiores desafios ambientais da atualidade, impactando órgãos reguladores, empreendedores, profissionais, acadêmicos e toda a sociedade. Com a expansão urbana, essas áreas estão cada vez mais presentes em regiões ocupadas ou com potencial de ocupação futura, o que pode representar sérios riscos à saúde humana.

Diante desse cenário, torna-se essencial compreender os conceitos e estratégias de avaliação e gerenciamento ambiental, com foco na aplicação do binômio custo-benefício para a tomada de decisões eficazes.

Neste contexto, o uso do modelo BIOSCREEN se destaca como uma poderosa ferramenta de triagem. Desenvolvido em planilha do Microsoft Excel e baseado no modelo analítico de transporte de soluto de Domenico, ele simula o comportamento de contaminantes em locais de liberação de combustíveis de petróleo.

Com interface simples e fácil de usar, o BIOSCREEN permite:

  • Identificar locais onde a atenuação natural pode ser suficiente para proteger a saúde humana e o meio ambiente;
  • Auxiliar reguladores na decisão de investir (ou não) em avaliações mais aprofundadas;
  • Simular processos como advecção, dispersão, adsorção e biodegradação aeróbia e anaeróbica — esta última, frequentemente predominante em contaminações por petróleo.

Embora o modelo utilize suposições simplificadas e não substitua análises mais detalhadas em casos complexos, ele representa um investimento estratégico na caracterização e modelagem matemática de áreas contaminadas.

Falar com especialista
Silvia Cremonez

Professora

Silvia Cremonez

Doutora em Hidrogeoquímica pela Universidade de São Paulo com mais de 20 anos de experiência no mercado ambiental, especializada no atendimento de todas as fases do Gerenciamento de Áreas Contaminadas e Passivos Ambientais além do conhecimento das Técnicas de Remediação para os mais diversos tipos de contaminantes e atuou como Assistente Técnico do Ministério Público de São Paulo.

Ver perfil completo

Garanta sua vaga hoje mesmo

Você leva 5 horas de muito conteúdo de valor, além de materiais complementares.

R$ 175,00

em até 10x no cartão de crédito

Pix, boleto ou 2 cartões
Descontos para grupo

Garanta sua vaga agora

Domine uma ferramenta essencial para o gerenciamento de áreas contaminadas.